segunda-feira, 11 de junho de 2007

Novas curvas para avaliação nutricional infantil



Em 2006 foi lançada pela Organização Mundial de Saúde – OMS as novas Curvas para Avaliação do Crescimento da Criança de 0 a 5 anos. A recomendação para a elaboração de novas curvas foi aprovada pela Assembléia Mundial de Saúde da OMS, em 1994 e desde então o Programa de Nutrição da OMS coordenou um estudo mundial que teve início em 1996 com a participação de paises representativos das seis principais regiões geográficas do mundo que foram o Brasil (Pelotas) - representando a América Latina-, Ghana (Accra), Índia (Nova Delhi), Noruega (Oslo), Oman (Muscat) e Estados Unidos (Davis).
Proteção, promoção e suporte do direito da criança a desenvolver seu pleno potencial - As novas curvas de crescimento constituem um importante instrumento técnico para medir, monitorar e avaliar o crescimento de todas as crianças de 0 a 5 anos, independente da origem étnica, situação sócio-econômica ou tipo de alimentação. Desnutrição, sobrepeso, obesidade e condições associadas ao crescimento e à nutrição podem ser detectadas e encaminhadas precocemente na criança. Com a utilização dessas novas curvas pais, profissionais de saúde e gestores de políticas públicas tomarão conhecimento dos padrões do que constitui uma boa nutrição, saúde e desenvolvimento infantil.
A participação do Brasil no estudo – Com base em vários critérios para inclusão no estudo (estudos epidemiológicos, localização geográfica das comunidades, presença de instituição de pesquisa capacitada, entre outros) o Brasil foi o país selecionado pela OMS para representar a América Latina. O estudo foi coordenado por professores da Universidade Federal de Pelotas e contou com o apoio financeiro do Ministério da Saúde. A coleta de dados para todo o estudo teve início em 1997 e foi finalizada em 2003, contendo informações da população infantil da cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul. Veja mais sobre a metodologia do estudo em “
Uma nova curva de crescimento para o século XXI”.
Nova Caderneta de Saúde da Criança do Ministério da Saúde já tem as curvas - A nova caderneta de Saúde da Criança está sendo distribuída em todo o Brasil para as crianças nascidas a partir de 2007 e apresenta as curvas para avaliação de crescimento de meninas e meninos de 0 a 10 anos sendo que as crianças de 0 a 5 anos já são avaliadas com as novas curvas de crescimento. Essa Caderneta apresenta também conteúdos informativos para a família e profissionais de saúde com destaque para o cuidado da criança, seu desenvolvimento, prevenção de acidentes e violência e novo calendário vacinal com a inclusão da vacina para rotavírus. Acesse aqui a "
Caderneta de Saúde da Criança".

Nenhum comentário: